
A Alstom, uma empresa de engenharia francesa focada na mobilidade sustentável, recebeu o Troféu de Mobilidade do Coradia iLint, com seu Comboio de hidrogênio, no contexto da principal rádio francesa da Europa 1 Troféus do Futuro. É o primeiro comboio de passageiros de baixo piso do mundo movido por uma célula de combustível de hidrogénio, que produz energia elétrica para a tração.
Acreditamos fortemente no futuro dos comboios de hidrogênio, uma tecnologia que visa substituir os comboios a diesel em circulação nas redes europeias. O Coradia iLint é o resultado de cinco anos de desenvolvimento de nossos engenheiros na França e na Alemanha ”, disse Thierry Best, diretor de operações da Alstom, na cerimónia de premiação.
O Coradia iLint é o primeiro comboio de passageiros de baixo piso do mundo alimentado por uma célula de combustível de hidrogénio, que produz energia elétrica para tração. Este comboio de emissão zero é silencioso e só emite vapor e água condensada. É especial por sua combinação de diferentes elementos inovadores: conversão de energia limpa, armazenamento de energia flexível em baterias e gerenciamento inteligente de energia de tração e energia disponível. O Coradia iLint é particularmente adequado para operação em redes não eletrificadas. Permite a operação sustentável da composição, mantendo o alto desempenho do comboio.
Os dois primeiros comboios, parte da linha Coradia de comboios modulares, estão atualmente em testes na Alemanha e devem transportar seus primeiros passageiros no segundo semestre de 2018, na Baixa Saxônia, a primeira região a ter encomendado 14 trens de hidrogénio. Em novembro de 2017, as administrações da LNVG, Alstom e Linde assinaram os contratos para a entrega dos 14 comboios e seus 30 anos de manutenção e fornecimento de energia em Wolfsburg.
O Coradia iLint foi projetado pelas equipes da Alstom na Alemanha na Salzgitter, um centro de excelência para trens regionais, e na França, notavelmente Tarbes, um centro de excelência dedicado aos sistemas de tração e Ornans para os motores, com a contribuição das cidades de Villeurbanne e Saint-Ouen.
Os Troféus do Futuro de 2018 Europa 1 reconhecem os investigadores, estudantes, empresários, escritores, cidadãos e representantes eleitos que, através das suas acções, querem fazer as coisas acontecerem e, assim, contribuem activamente para a construção de uma sociedade sustentável e harmoniosa.
Fonte: Alstom